quinta-feira, 25 de outubro de 2012

VENCER A CO-DEPENDÊNCIA: COMO DEIXAR DE CONTROLAR OS OUTROS E COMEÇAR A CUIDAR DE SI



Sinopse

«Sabia que algo estava a dar cabo da minha vida, mas não sabia o que era. Descobrir a minha co-dependência e a forma de me curar dela foi como descobrir o fogo.»
Se, como acontece com tanta gente, esqueceu a sua própria vida por se encontrar na situação dramática de zelar pela vida de outra pessoa, talvez se tenha tornado co-dependente — e este livro seja a ajuda de que precisa.
A co-dependência tem a ver com formas ostensivas ou subtis de permitirmos que a relação com outras pessoas — por interesse egoísta delas ou por preocupação obsessiva nossa — nos conduza à loucura.
Numa linguagem acessível, a autora revela-nos muitas histórias pessoais sobre a forma como a co-dependência afecta a nossa vida de múltiplas maneiras: desde assumirmos uma responsabilidade excessiva por um progenitor alcoólico, passando por sentirmo-nos controlados pelo nosso cônjuge ou por um filho, até às areias movediças dos sentimentos e à falta de energia causada pelo excesso de preocupação com aqueles que nos rodeiam, descurando o cuidado connosco até deixarmos de ter vida própria.
Com casos instrutivos retirados da vida real, reflexões pessoais, exercícios e testes de auto-avaliação,Vencer a Co-dependência é um mapa legível, directo e simples do mundo surpreendente da co-dependência, traçando o caminho para a liberdade e para uma vida de cura, esperança e felicidade.
Autora: Melody Beattie, Ed. Sinais de Fogo (edição portuguesa) [há uma versão brasileira pela Editora Nova Era sob o título "Co-dependência nunca mais", contudo, atualmente esgotada; e há também uma versão em espanhol].



Nenhum comentário:

Postar um comentário